22 de agosto de 2006

Braço Forte, Mão Amiga

BRAÇO FORTE, MÃO AMIGA


Já podem ser observados pelas ruas da cidade o seguinte banner em comemoração ao Dia do Soldado:

Uma amiga, ilustre companheira de senzala universitária, chamou minha atenção para as "entranhas" da mensagem do cartaz. Lembram-se das Diretas Já, aquele movimento em que a população pintou seus rostos em protesto ao regime militar e a favor da instituição de eleições diretas para presidente? Pois é. Assim como os soldados, nos pintamos para "ir à luta". Achei linda a associação.

É interessante a áurea de poder que envolve o exército brasileiro. Meu panorama visual das forças armadas é uma certa exaltação de um instinto selvagem masculino, um tanto quanto irracional, me desculpem. Claro, reconheço a importância das forças armadas e invejo as fardas femininas, très chics. Até mesmo apóio a presença voluntária de mulheres no exército. Mas, tenho uma tese com ilfuências freudianas a respeito do orgulho masculino ao segurar em fuzis.

Historicamente, jornalistas e militares não têm uma relação muito amistosa. No período da ditadura, a imprensa sofreu várias restrições, profissionais foram mortos e torturados. Admito que o jornalismo também exagerou e pecou em alguns aspectos, mas isso é pra outro cofee break. Enfim, foi o caos. Mas agora eu posso falar, meus amores! Acabou a ditadura.

Como uma mera civil, apenas presto minha homenagem ao Dia do Soldado - dia 25 de agosto -, citando nossos heróis camufladinhos como tema do meu post. E aproveito para mostrar minha insatisfação com o excesso de peças de vestuário camufladas nas lojas. Deteeeeesto. No mais, Brasil!

P.S.: E o Dia do Soldado também é dia de estréia! O aguardado filme - pelos fãs, é claro - do seriado Miami Vice. Pra que exército! Só a beleza do Colin Farrell é capaz de salvar o mundo inteiro.





Som do dia: Descomeço (Unidade Imaginária)

8 comentários:

  1. Anônimo1:37 PM

    Amiga, mais uma vez vc deu um show! E a pauta? Execelente! Realmente muito boa a observação dessa sua ilustre amiga... rs
    Ah, a partir do dia 24 o shopping Iguatemi contará com uma exposição de artigos militares... Em homenagem aos soldados...

    Ps: Bem lembrado, amiga! Eles não podem largar o fuzil... Nunca! hauhauahuha

    ResponderExcluir
  2. Anônimo1:41 PM

    Os endereços das campanhas:


    http://www.exercito.gov.br/05Notici/paineis/2006/agosto/soldado/indice.htm

    http://www.exercito.gov.br/05Notici/paineis/2006/agosto/soldado/video.htm

    ResponderExcluir
  3. Anônimo6:59 AM

    Muito 10 o post! :)
    Meu tio era das forças armadas.
    Boa semana para vc!

    ResponderExcluir
  4. Anônimo11:31 AM

    Não posso criticar muito...
    Tô estudando igual uma condenada pra ingressar na FAB. ._O
    E pago mó pau pras roupinhas camufladas que vendem por aí... rs
    Beijão!!!

    ResponderExcluir
  5. Não curto roupas camufladas. Meu tio é do exército e sempre encheu a boca pra falar isso, mas hoje em dia eu vejo que isso nem importa mais pra ele. Bem querida, beijos pra vc.

    ResponderExcluir
  6. olha, eu sou meio por fora dessas datas, mas você arrasou na postagem!
    Freud explica tudo! só não entendo pra quê tanto sexo... hahahaha.

    atá mais ler.

    ResponderExcluir
  7. Fuzis para afirmar sua (deles) masculinidade?! Taí, seria o Exército um símbolo fálico?

    ResponderExcluir
  8. Anônimo5:53 AM

    Como bom militar que sou nunca larguei meu fuzil....lol

    ResponderExcluir