22 de março de 2008

Escolhas

Quinta-feira da semana santa e sempre tem aquela pessoa que grita: "churrascão na minha casa amanhã, hein".

Lembro-me dos tempos de criança. Sexta-feira era dia de luto. Além de não poder comer carne, nada de escutar música, nada de correr pela casa, brincar com os amiguinhos? Somente depois do meio-dia, e soltar algum palavrão era falta grave - coisa que perdura até hoje, em qualquer situação, eu que o diga. Quanto aos motivos, "é falta de respeito, os antigos assim diziam". E o questionamento parava por aí.

Hoje em dia, muitas coisas mudaram. "Por isso que o mundo tá todo pelo avesso", minha mãe diz. Cada um tem suas crenças, seus hábitos, ainda que fazer uma performance à la Beyoncè com o som nas alturas em plena sexta-feira santa seja motivo para olhares atravessados dos mais velhos. Porém, algumas coisas se perpetuam, talvez por um peso na consciência. Ainda lembro do rodízio do ano passado, em que todos separávamos a calabreza e o presunto da pizza. "É melhor não contrariar, né".

Ainda acredito que esta data tenha um significado menos superficial do que a contemporaneidade pensa. Mas, que cada um consiga reconhecer o limite do seu próprio espaço. E isso a humanidade ainda não aprendeu. "O mundo tá todo pelo avesso", minha mãe diz... Feliz Páscoa*



"Não é todo dia que acontece uma 'ocorrência' dessas".
Um policial do Bope, se referindo à visão privilegiada que teve do ensaio nu da Mulher Melancia, feito em uma favela do Catete, a 100 metros do batalhão.


Som do dia: Vermelho (Vanessa da Mata)

2 comentários:

  1. Oi Milena!
    Ficou muito legal o seu espaço!!
    Eu quis dar uma cara melhor ao meu, por isso fiz outro. Vou tentar postar com frequência. Vê se dá uma passadinha por lá! hehehe
    Vou te adicionar nos favoritos.
    beijos

    ResponderExcluir
  2. Também tenho essas memórias da sexta-feira santa. Era o dia do ano que eu comia um kilo de arroz no almoço, porque a torta de peixe não descia de jeito nenhum.

    Mas fiz minhas escolhas. As pessoas não respeitam mais nada. Posso soar hipócrita, mas não acredito nas coisas dessa forma.

    ResponderExcluir