13 de outubro de 2006

Velha Infância

VELHA INFÂNCIA


Manhã de feriado. Ressaca da noite anterior, muita dor de cabeça. Esta triplica quando a trilha sonora do seu despertar é o clássico Txutxucão da tia Xuxa, a rainha dos baixinhos. A ficha cai: é dia das crianças.

Crianças são a alegria de um lugar. Sim, com elas tudo é mais florido. Contudo, ataque de crianças em massa modifica radicalmente a minha opinião. E é fato: no dia 12 de outubro, não importa aonde você vá, existe sempre um discípulo do Txutxucão.

Conduzi-me ao silêncio das salas de exposições, e após a interessantíssima "Do Jornal à pintura", do Luciano Figueiredo, no Paço Imperial - que merece destaque pelo exótico trabalho artístico que se pode fazer com papel jornal -, brindei o "dia das crianças" entre cerveja e política, casadinho do momento, que faz emergir a nostálgica lembrança de quando não era preciso votar. Feliz sem saber.

Ao olhar no espelho, não existe mais aquela barriguinha de antigamente, não existe mais o Tivoly Park e as chances de ganhar presentinhos nesse dia diminuem a cada ano. Contudo, fico feliz por minha infância ter tido uma cultura musical mais rica. Preocupa-me a "evolução" musical do Txutxucão que meus filhos irão escutar.

"Lula tenta repetir Júlio César, mas não consegue, porque teria que reformular a frase célebre, dizendo: 'Até tu, quem?'"
Fernando Gabeira, sobre as declarações de Lula de que "não interessa se foi A, B ou C" que lhe deu uma "facada nas costas".



Som do dia: I'm Not My Hair (India Arie feat. Akon)

8 comentários:

  1. Anônimo6:11 AM

    Dia da criança, dia de Nossa Senhora Aparecida...feriado, e eu bem resfriada , sem presente e pedindo socorro de Nossa Senhora...mas ainda bem hoje é 6ª feira e o findi tá aí na porta. Bom findi pra você!!!

    ResponderExcluir
  2. Milena,

    Aqui é dia de Fátima, a maior padroeira de portugal!

    E claro Sexta-feira 13!
    È só histerismo ...!

    Um BOM FDS!
    Bjks da Matilde

    ResponderExcluir
  3. Anônimo7:44 AM

    Cada um tem as suas manias! Bom fim de semana prá vc!!! bj

    ResponderExcluir
  4. O problema das crianças é que elas não vêm com controle-remoto.

    ResponderExcluir
  5. Anônimo1:38 PM

    Nem vinte anos e com saudades, já , da infância

    Tirando Xuxa, até que as coisas não eram tão maus, não.

    Falando em Xuxa,não é que Dona Mara poderia ter ficado calada!

    Tinha também um tal de Didi, não sei se na minha ou na sua infância.

    Mas fica fria, um dia a gente cresce e ...

    Xi! lá ia eu já indo falar de política, como é que pode?

    Nomadez saudações.

    ResponderExcluir
  6. Pôxa, eu lembrei muito da minha infância nesse feriado. Minha mãe me acordou com uma boneca, rs. Eu também tenho medo do que os meus filhos (os terei? não? não sei) irão ouvir. Ou se minhas filhas, já aos 4, 5 anos de idade se vestirão como verdadeiras réplicas das "cachorras" de saltinho alto e maquiagem... A infância me preocupa, hoje em dia ela parece cada vez mais curta, tenho alunas de 6 anos que falam em namorado, beijar na boca e, pasme, sexo. Sei lá, posso ser mais uma antiquada, mas que isso me preocupa, preocupa.

    ResponderExcluir
  7. ganhei presentinhos da minha mamãe. digo, oficialmente, ganhei pulseiras! nada mais útil e infantil. mas por fora, ela me deu umas roupinhas! adorei! =]

    hoje teve o especial de 20 anos da Xuxa e sabe o que eu percebi? há 20 anos, as músicas da Xuxa eram melhores... acho que essa do Tchutchucão, é mais voltada para crianças menores de 8 anos. antes era bem mais amplo.

    mas que falta um pouco de Trem da Alegria e Balão Mágico, para essas crianças da Tati Quebra-Barraco, ah, isso falta!

    até mais ler!

    ResponderExcluir
  8. Anônimo12:16 PM

    Mi, tive o prazer de estar contigo e seu abençoado futuro esposo e claro com a minha linda futura mulher...Que exposição maravilhosa, aconselho a todos do seu blog a fazer esse registro visual no paço imperial.
    Vocês terão uma verdadeira aula de artes e história naquele lugar.
    Vale a pena, não é Mi?
    Agora sobre a minha velha infância, sinto muito a falta dela, sinto falta daquele tempo que ser criança era brincar feliz nas ruas sem ter com que se preocupar com balas perdidas. Mas enfim, isso é passado. É tempo bom que não volta nunca mais.
    Bjs, pra ti minha linda. Luiz

    ResponderExcluir